Home + Notícias Orquestra Sinfônica de Campinas vai homenagear Zé Keti com gravação de ‘Máscara...

Orquestra Sinfônica de Campinas vai homenagear Zé Keti com gravação de ‘Máscara Negra’ divulgada pelo Youtube

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas vai homenagear os 100 anos de nascimento do compositor Zé Keti com a gravação do clássico “Máscara negra”. Será produzido um vídeo que contará com a participação de músicos da Big Band do Instituto Anelo, de integrantes das baterias das escolas de samba de Campinas e de um cantor convidado.

“Máscara Negra” foi composta pelo artista para o Carnaval de 1967. Esta marcha rancho foi gravada pelo próprio compositor e também por Dalva de Oliveira. A música venceu o Primeiro Concurso de Músicas para Carnaval, criado pelo Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

  • A gravação será divulgada pelo canal da Secretaria Municipal de Cultura do Youtube e em formato para whatsapp.“Zé Keti é uma referência na música popular brasileira e uma influência essencial no samba nacional. O centenário de nascimento é uma hora oportuna de a nossa Orquestra Sinfônica render o merecido tributo a esse grande artista”, afirmou a secretária Municipal de Cultura de Campinas, Sandra Ciocci.

    O vídeo contará com o arranjo de Tiago Pallone, formado em Música Popular pela Unicamp. Ele trabalha como compositor, arranjador e diretor musical em diversos projetos como a Big Band Blues. Ele é o arranjador convidado para construir esse vídeo inédito com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas que, por sua vez, é a maior orquestra brasileira fora de uma capital.

* Participam do vídeo os integrantes das baterias das escolas de samba de Campinas: Majestade do Samba, Unidos de Vila Rica, Império do São Fernando, Estrela D´Alva, Ponte Preta Amor Maior, Unidos do Shangai, Rosa de Prata, Acadêmicos dos Amarais, Renascença, Leões da Vila Padre Anchieta e Serponte. Todas elas são representadas pela Liesca – Liga Independente das Escolas de Samba de Campinas.

O cantor e compositor carioca José Flores de Jesus, conhecido como Zé Keti, cantou o samba, a malandragem e seus amores. Nasceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1921 e morreu em novembro de 1999, aos 78 anos, após sofrer uma parada cardíaca, no Rio de Janeiro.

De grande importância para a cultura brasileira, Zé Ketti já foi homenageado em várias ocasiões em projetos importantes. Deixou várias obras de sucesso entre elas: A Voz do Morro, Máscara Negra (com Pereira Matos), Acender as Velas, Diz que Fui por Aí (com Hortêncio Rocha), Leviana,, Mascarada (com Elton Medeiros), Nega Dina e O Meu Pecado.