Foi divulgada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro ,a relação das cidades do estado de São Paulo que receberão a visita da tocha olímpica, entre 16 e 27 de julho.
Ao todo, 41 cidades irão receber o tradicional revezamento, que terá início em Itararé e será finalizado em Ubatuba, no litoral norte do estado. A capital paulista será a única cidade do estado a abrigar a tocha olímpica por um dia inteiro. As informações foram divulgadas no final de janeiro.
A tocha será acessa na Grécia, país de origem dos Jogos Olímpicos, sendo carregada primeiramente por um atleta grego e posteriormente repassada a um atleta brasileiro, que ainda não teve o nome divulgado.
Depois de revezamento por cidades gregas, a tocha será entregue ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes em 27 de abril, em uma cerimônia no estádio Panathinaiko, em Atenas, na Grécia. Ela seguirá para exposição no museu do Comitê Olímpico Internacional e na Organizações das Nações Unidas (ONU), chegando a Brasília em 3 de maio- Brasília será a primeira cidade nacional a receber a tocha olímpica.
No Brasil a tocha percorrerá 300 cidades, sendo carregadas por 12 mil atletas, cada um levando-a por cerca de 250 metros. Ao todo a tocha percorrerá 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas.
A tocha olímpica entrará no Maracanã, em 5 de agosto, para acender a pira durante a cerimônia de abertura dos Jogos do Rio de Janeiro.
Confira as cidades de São Paulo que receberão o revezamento da tocha olímpica
16 de julho > Itararé – Itapeva – Capão Bonito – Itapetininga
17 de julho > Sorocaba – Tatuí – Botucatu – Lençóis Paulista – Bauru
18 de julho – Jaú – Araraquara – São Carlos – Ribeirão Preto
19 de julho – Sertãozinho – Jaboticabal – Barretos – Franca
20 de julho – Campinas – Americana – Rio Claro – Limeira
21 de julho – Indaiatuba – Itu – Jundiaí – Osasco
22 de julho – Praia Grande – São Vicente – Guarujá – Santos
23 de julho – Guarulhos – São Caetano – Santo André – São Bernardo
24 de julho – São Paulo
25 de julho – Dia livre
26 de julho – Suzano – Mogi das Cruzes – Jacareí – São José dos Campos
27 de julho – Taubaté – São Luiz do Paraitinga – Ubatuba