Home Destaques Navio com a maior livraria flutuante do mundo chega ao Brasil

Navio com a maior livraria flutuante do mundo chega ao Brasil

O Brasil irá receber um navio (Logos Hope) com a maior livraria flutuante do mundo em cinco portos nas cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Salvador (BA) e Belém (PA) respectivamente a partir do mês de agosto deste ano.

Segundo a empresa alemã GBA Ships, responsável pelo navio, a proposta é promover projetos sociais e de ajuda humanitária com apoio de 400 voluntários. Pelo menos 47 milhões de pessoas em 150 países já subiram na embarcação em seus quase quarenta anos de atuação.

O Logos Hope como é conhecido hoje começou a atuar em fevereiro de 2009, mas a história do navio já soma cerca de quatro décadas, quando as embarcações eram batizadas com outros nomes. Logos, em grego, significa “a palavra”. A embarcação tem capacidade para 442 pessoas. Somente no Logos Hope, já foram vendidos mais de 8 milhões de obras. A embarcação recebeu mais de 7 milhões de visitantes.

A primeira cidade a receber o navio será Santos, a partir do dia 23 de agosto quando serão esperados 5.000 visitantes por dia. O navio ficará no município litorâneo até 17 de setembro, quando seguirá para o Rio de Janeiro. Lá, ficará atracado até 8 de outubro. O navio permanece em Vitória entre os dias 9 e 22 de outubro. Em seguida, continua a viagem até Salvador, onde estará entre os dias 24 de outubro e 12 de novembro.

O último município a receber o Logos será Belém, no dia 18 de novembro. A embarcação deixa a capital paraense no dia 6 de dezembro, dando continuidade ao percurso em outros países da América Central.

A feira flutuante contém títulos voltados para educação complementar, interesses profissionais e de carreira, desenvolvimento pessoal, entre outros. Há uma sessão voltada somente para crianças. A maioria das obras disponíveis é em inglês, mas a empresa busca se adaptar à língua da comunidade local. Quando o navio atraca nos portos, é organizada uma estrutura para doação de livros.

Programação Logos Hope nos portos brasileiros

Santos (SP)
De 23 de agosto a 17 de setembro
End.: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, S/N, Guarujá

Rio de Janeiro (RJ)
De 18 de setembro a 08 de outubro
End.: Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá

Vitória (ES)
De 09 a 22 de outubro
End.: Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 700

Salvador (BA)
De 24 de outubro a 12 de novembro
End.: Largo do Retiro – Barra

Belém (PA)
De 18 de novembro a 06 de dezembro
End.: Umarizal