Inaugurado em 12 de abril de 1908, o Mercado Municipal de Campinas (Mercadão) completou no dia 12 de abril 110 anos. A data foi marcada por diversas atrações com um bolo gigante, pipoca, algodão-doce e até parabéns, cantado pelos presentes.
Palco de encontros, amizades, meio de ganhar a vida de muitas famílias e local onde se encontra de berrante até alimentos frescos, o Mercadão reúne parte da história de Campinas e possui uma relação afetiva com quem trabalha, compra as mercadorias ou simplesmente vai lá só para passear. O Mercadão é patrimônio de Campinas, eleito inclusive uma das sete maravilhas do município.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou da festa de aniversário do Mercadão. O prefeito ressaltou que o espaço é uma memória viva da cidade de Campinas. “O mundo progride, mas não podemos esquecer-nos de nossas raízes e o Mercadão é uma das sete maravilhas de Campinas. É uma alegria compartilhar com a população de Campinas essa comemoração. Essa é uma cidade que acolhe a todos de braços abertos, temos gente de várias regiões do Brasil”, disse o prefeito.
Mercadão
Inaugurado em 12 de abril de 1908, o Mercado Municipal, é considerado um dos cartões-postais da cidade de Campinas. Ao todo são 143 boxes, vendendo os mais variados tipos de produtos, como frutas, flores, sapatos, verduras, temperos, carnes, peixes e pastelaria. Há também artigos para feijoada, itens de fé e religião, doces e muito mais.
Embora a cor original da faixada seja a mesma que hoje reveste o prédio, o mercado já teve a cor azul-claro (na década de 70). O antigo leito do trem e o lugar onde as carroças paravam se transformaram em estacionamento de carros. Ultimamente, o espaço tenta resistir aos avanços dos supermercados, à concorrência das feiras e até mesmo a invasão dos camelôs no Centro.
Números do Mercadão de Campinas:
– 120 mil visitantes por mês
– 143 boxes
– 7,6 mil metros quadrados de área
– 10 mil caixas de produtos vendidas por mês