Home + Notícias Campinas aplica primeira dose da vacina Coronavac contra Covid em técnica de...

Campinas aplica primeira dose da vacina Coronavac contra Covid em técnica de Enfermagem

Em Campinas, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp aplicou a primeira dose da Coronavac nesta segunda-feira (18 de janeiro), em cerimônia que deu início à campanha de vacinação, sendo a primeira cidade do interior de SP a dar início a imunização contra a Covid-19.

A primeira vacinada é técnica de Enfermagem do HC. a técnica de enfermagem Liane Santana Mascarenhas Tinoco, de 49 anos, nascida em Itaberaba, Bahia. Moradora de Campinas há 16 anos, trabalha na unidade desde 2010. Ela atua na enfermaria específica para casos de Coronavírus desde o início da pandemia, ajudando a salvar vidas.

“Eu trabalho com moléstias infecciosas mas depois que começou a pandemia, o setor passou a atender só Covid. Tiveram momentos bons, de ver pacientes saindo ilesos, e outros que partiram e deixaram muita angústia nos próprios profissionais da saúde. Cada dia é uma luta”, disse.

Além de Liane, outros profissionais de saúde que atuam no HC da Unicamp foram imunizados com a primeira dose da CoronaVac.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o governador do Estado de São Paulo, João Doria, participaram do evento. Durante a cerimônia, o governador enfatizou o fato da aplicação no HC ser a primeira fora da capital.

  • Neste primeiro momento, a vacinação será para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença na unidade. Ao todo, 60 mil trabalhadores dos seis hospitais de referência serão imunizados. Além do HC da Unicamp, as outras unidades são: HC de São Paulo; HC de Ribeirão Preto (USP), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).