Home Turismo Conheça lugares próximos a São Paulo com muita natureza e tranquilidade e...

Conheça lugares próximos a São Paulo com muita natureza e tranquilidade e sem gastar muito

Moradores de grandes cidades como São Paulo, Guarulhos e Campinas convivem diariamente com a agitação de qualquer grande metrópole com trânsito, e grandes filas de congestionamento. Mas para aqueles que buscam a tranquilidade aliada à natureza, na região de São Paulo existem cidades com propostas de muita calmaria e relaxamento em meio a muito verde e ar puro.

Seja para passar um final de semana ou férias, cidades como Guararema, Socorro, Brotas, Monte Verde e Ilha Bela oferecem atrações irresistíveis para curtir em qualquer época do ano.

>> Confira o roteiro com 10 lugares próximos a São Paulo para quem busca pela tranquilidade.

GUARAREMA
A cidade que possui uma população com cerca de 30 mil habitantes fica a aproximadamente 80 km (1 hora) de São Paulo e é uma alternativa de passeio para aqueles que buscam sair conhecer um lugar novo e cheio de atrações. Guararema chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos, é muito procurado por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito.

Visitantes terão contato com uma cidade de visual mais antigo com construções históricas e muita natureza. O visitante poderá voltar ao passado em uma época em que o tempo passava mais devagar com transporte realizado por antigas locomotivas.
Distâncias:
São Paulo: 80 km
Campinas: 150 km

.

SOCORRO
A 130 km de São Paulo, Socorro é mais uma opção próxima a São Paulo. O local é uma referência em turismo de aventura e atividades ao ar livre para casais e famílias, sendo mais uma opção de viagem curta.

Um dos pontos mais visitados em Socorro é a Gruta do Anjo, uma gruta artificial, formada na década de 1960 em decorrência da extração dos minerais de Quartzo. Quando foi desativada, infiltrações criaram uma piscina natural, com águas cristalinas, onde é possível até mesmo fazer um passeio de pedalinho, para o passeio é cobrado R$ 25,00 por pessoa.
Distâncias:
São Paulo: 120 km
Campinas: 130 km

 

MONTE VERDE
Com cerca de 5 mil habitantes , a cidade no sul de minas chama a atenção pelo clima agradável em todas as estações do ano e um inverno mais europeu. A cidade oferece para seus visitantes boa gastronomia aliada a passeios de aventura.

Para quem gosta de contato com a natureza, o Parque Ecológico Verner Grinberg é o passeio ideal. Isso porque é lá que estão as principais trilhas da cidade, bem como revela um lado quase desconhecido de Monte Verde: com muito verde e calmaria.
Distâncias:
São Paulo: 160 km
Campinas: 155 km

BROTAS
Capital do turismo de aventura no país, Brotas com uma população de cerca de 25 mil habitantes oferece para seus visitantes ótimas opções para programas de natureza e ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade das paisagens além de ser recheada por cachoeiras e trilhas.

O local mais procurado pelos turistas é  à Areia que Canta, uma grande nascente com águas cristalinas que brotam em meio a uma areia  branca com finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionados.
Distâncias:
São Paulo: 255 km
Campinas: 155 km 

ILHABELA
No Litoral Norte de São Paulo, a ilha é um refúgio perfeito em qualquer época do ano com mais de 40 praias com 40 cachoeiras belíssimas desde as mais agitadas até às mais desertas.

Um dos lugares mais bonitos da Ilha é a Praia do Bonete. Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Para chegar nela é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão, que se inicia na Ponta de Sepituba e passa pelo Parque Estadual de Ilhabela, atravessando três cachoeiras com águas cristalinas.
Distâncias:
São Paulo: 200 km
Campinas: 260 km

.

UBATUBA
Um dos destinos mais procurados por turistas paulistas, Ubatuba é um dos destinos que todo mundo ama. O local reúne tanto praias paradisíacas quanto paisagens incríveis.

Um dos programas mais incríveis de Ubatuba é a Trilha das Praias Desertas, que como diz o nome, é um percurso de dificuldade média de aproximadamente 10 km, que percorre a Serra do Mar e passando por 7 belas praias. A dica para aqueles que não queiram voltar caminhando pela trilha é contratar um barco (taxi boat) para fazer o percurso de volta e aproveitando o visual.
Distâncias:
São Paulo: 220 km
Campinas: 280 km

LAGOINHA
A cidade tem uma das mais bonitas cachoeiras do estado de São Paulo. O visitante que for até a Cachoeira Grande irá se deparar com uma enorme queda d’água de 38 metros de altura, que aflui em uma piscina natural em um local com uma ‘prainha’.

Com uma grande infraestrutura para toda a família, o local conta com estacionamento, vestiários e restaurante para quem pretende passar um dia diferente com direito a banho de cachoeira. Para quem busca por mais sossego, a dica é visitar o local durante a semana.
Distâncias:
São Paulo: 190 km
Campinas: 255 km

SÃO FRANCISCO XAVIER
O distrito na região serrana de São José dos Campos é certamente um destino muito procurado por casais e pessoas que buscam estar próximos da natureza e aproveitar o melhor que ela pode oferecer. São Francisco oferece inúmeras trilhas e passeios para visita de cachoeiras com paisagens incríveis.

Um das maia visitadas é a Cachoeira Pedro Davi, que fica a 3 km do centro da cidade e é possível visitá-la de carro. Outra opção é a visita à Cachoeira do Roncador, localizada em uma propriedade privada, onde há opções de hospedagem, restaurante e atividades como trilhas e montain bike.
Distâncias:
S
ão Paulo: 150 km
Campinas: 210 km