Home + Notícias ‘Estrela de Belém’ poderá ser vista no céu no período do Natal...

‘Estrela de Belém’ poderá ser vista no céu no período do Natal 2020; saiba mais

Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do Sistema Solar, aparecerão quase sobrepostos num único ponto alongado extremamente luminoso. O belo e raro fenômeno astronômico vai acontecer justamente durante a semana de Natal, formando a chamada “Estrela de Belém”.

  • Eles estão se aproximando bastante desde o início do inverno e poderão ser vistos praticamente como um planeta duplo, no dia 21 de dezembro. E esse fenômeno poderá ser conferido de qualquer parte do mundo, logo no início da noite.

>> A comparação à Estrela de Belém é que, segundo narrativa da Bíblia a Estrela aparece no Evangelho de São Mateus e guiou os Reis Magos do oriente para Jerusalém e daí para Belém, local de nascimento de Jesus. A Estrela tem o simbolismo de um fenômeno que anuncia a “boa nova” da chegada de Cristo para todos os povos do mundo.

Conjunção planetária entre Júpiter e Saturno poderá ser vista a olho nu

A grande conjunção, assim chamada porque ocorre entre os dois maiores planetas do Sistema Solar, ocorre quando, vistos a partir da Terra, os gigantes gasosos Júpiter e Saturno parecem tão próximos um do outro que formam um único grande ponto alongado muito luminoso no céu noturno. Porém no cosmos, estarão afastados em 400 milhões de quilómetros.

Este evento acontece de duas em duas décadas, mas a grande conjunção planetária deste ano é especial. Segundo os astrônomos, não acontecia há cerca de 800 anos. Quanto mais próximo da linha do Equador, mais visível será esse fenômeno.