Home + Notícias Dia de Doar 2020: Movimento reforça a importância da solidariedade no Brasil;...

Dia de Doar 2020: Movimento reforça a importância da solidariedade no Brasil; veja como participar

O Dia de Doar promove a doação no Brasil. O objetivo principal do movimento, realizado nesta terça-feira (01/12), é mobilizar o país fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas, em um gesto generoso e solidário.

Em maio deste ano, por conta da propagação da Covid-19, foi feita uma edição extraordinária, o Dia de Doar Agora, que engajou mais de 14 milhões de pessoas. No Dia de Doar é esperado que as pessoas se sintam estimuladas a realizar ações de generosidade, inspirando os outros a fazer o mesmo, criando um grande movimento de solidariedade e doação.

Histórico
O evento é uma versão nacional de uma campanha global que tem como principal objetivo promover a cultura de doação. Em todo o mundo são 72 países participando oficialmente. No Brasil a campanha acontece desde 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. Em outros países o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

No ano passado foram arrecadados em todo o Brasil cerca de R$2,3 milhões.

Participação
Diversos materiais para divulgação do movimento, sugestões para fomentar a ação e dicas para as organizações estão disponibilizados no site do Dia de Doar. A proposta é que cada participante faça sua própria campanha, com liberdade para adaptar e criar sua iniciativa. As ONGs e os doadores podem compartilhar nas mídias sociais a hashtag #diadedoar, para que a mensagem chegue à mais pessoas e a doação seja um instrumento de fortalecimento social.

>> Quem organiza e lidera o Dia de Doar é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

E o Dia de Doar é realizado em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.   

.
Dia de Doar em Campinas/SP

Na cidade de Campinas, a Fundação Feac criou a campanha Doe Campinas com objetivo de incentivar as pessoas a cultivar o ato de doar.

Para facilitar e incentivar o ato de doar a fundação criou um site onde é possível identificar qual é a causa que mais a sensibiliza a pessoa. A proposta é aberta a toda a toda a comunidade, tanto pessoas física quanto jurídica.