Home + Notícias Concha Acústica do Taquaral em Campinas recebe o nome do maestro Benito...

Concha Acústica do Taquaral em Campinas recebe o nome do maestro Benito Juarez

Concha Acústica do Taquaral recebe nome de importante maestro/ Foto: Divulgação Prefeitura

O famoso complexo arquitetônico da Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, um dos cartões postais de Campinas, agora tem o nome de Maestro Benito Juarez, conforme Lei nº 16.013, de 22 de outubro de 2020, sancionada e promulgada pelo prefeito Jonas Donizette.

Regente plural, irreverente, criativo, Benito Juarez (1936-2020) comandou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 25 anos, de 1975 a 2000, conquistando diferentes públicos pela diversidade de repertórios, que transitaram entre o erudito e o popular, com maestria e excelência.

Com a Sinfônica de Campinas, levou a sonoridade peculiar do coletivo para os quatro cantos do país, obtendo reconhecimento nacional e internacional. Um dos momentos emblemáticos da trajetória foi o histórico concerto em favor das Eleições Diretas Já, em 1984.

Maestro Benito Juarez

>> Sob a batuta de Benito Juarez, a Orquestra campineira foi a primeira a receber o grande prêmio pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e o prêmio Qualidade Brasil – Sudeste Paulista. Ainda em Campinas, no início dos anos 1970, o maestro fundou o Departamento de Música da Unicamp e sua Orquestra Sinfônica. Em 2008, ganhou o prêmio Melhor Projeto Musical Erudito.

Em 2019, no programa comemorativo dos 90 anos da Sinfônica de Campinas, foi homenageado com a Medalha “90 anos OSMC”, entregue, na ocasião, ao seu filho André Juarez, durante emocionante concerto ao ar livre na Concha Acústica do Taquaral.