Home + Notícias da Página Principal Hemocentro de Campinas faz campanha para doação de sangue Tipo O; veja...

Hemocentro de Campinas faz campanha para doação de sangue Tipo O; veja como participar

Com histórico de diminuição de cerca de 60% das doações de sangue em semanas que antecedem os feriados de fim de ano, o Hemocentro da Unicamp está com os estoques do Tipo O em estado crítico, próximo do desabastecimento.

Segundo o diretor do serviço de coleta do centro, o médico Wagner de Castro, a quantidade de doações diminui, anualmente, no período do final do ano e isso cria o risco de desabastecimento. A intenção do hospital é incentivar as pessoas a doarem mais, para que seja possível passar além do fim de ano também os demais meses com estoques adequados.

No centro de Hematologia e Hematerapia da Unicamp, cerca de 70% dos doadores têm entre 35 e 50 anos e são predominantemente do gênero masculino. Todos os grupos sanguíneos são bem-vindos, mas o tipo O é o mais visado por ser o mais raro. No entanto, o nível de estoque de sangue do centro é bastante dinâmico e muda diariamente. “No momento, o estoque de Tipo O é crítico. Esperamos que isso se regularize com a passagem das festas de fim de ano”, comenta Castro.

Para doar sangue:

Comparecer ao Hemocentro da Unicamp ( Rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária “Prof. Zeferino Vaz”) com um documento de identificação com foto (RG, ou CNH) e preencher uma ficha de avaliação. Haverá uma triagem para saber se a pessoa pode ou não doar sangue.

O processo de coleta é rápido (de 7 a 10 min) e, para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 18 e 65 anos.

Não é necessário estar em jejum, a pessoa pode tomar o café da manhã mas não pode comer alimentos gordurosos ou frituras. No caso do almoço, fazer a refeição 4 horas antes da doação e também não ingerir alimentos gordurosos ou frituras.

Obs: Caso o doador tenha feito alguma cirurgia, ou possua tatuagem, piercing, ou estiver usando algum medicamento, se preferir pode entrar em contato pelo telefone  para tirar mais dúvidas.

Mais informações pelo telefone: 0800 722.8432


Acesse o site: HEMOCENTRO de Campinas – Centro de Hematologia e Hemoterapia
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária “Prof. Zeferino Vaz”
Distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP