Home Saúde e Bem-Estar Remédio caseiro para tosse; tratamentos e receitas naturais de chás e xaropes...

Remédio caseiro para tosse; tratamentos e receitas naturais de chás e xaropes para tosse

Uma boa opção para o tratamento da tosse é usar receitas caseiras como chás e xaropes naturais. No entanto é aconselhado beber bastante água em temperatura ambiente várias vezes ao dia para acalmar a garganta e aliviar a tosse. Evitar ficar no vento e com os pés descalços também são que devem ser seguidas durante o tratamento para tosse.

Os remédios caseiros não substituem os remédios indicados pelo médico embora sejam muito úteis para complementar o seu tratamento. Em caso de sintomas persistentes, procurar um médico. Doenças não tratadas corretamente podem evoluir e piorar o quadro do paciente.

O mel e o limão são conhecidos como a cura tradicional para tratar a tosse e ganharam uma boa quantidade de credibilidade na comunidade médica. O principal benefício do chá de limão com mel se dá em relação à respiração. Seu consumo pode ajudar o corpo a se livrar de micro-organismos que causam gripes, resfriados, asma, dor de garganta e outros problemas respiratórios. O chá de limão com mel também ajuda na purificação do aparelho digestivo, ajudando a equilibrar o pH do corpo, eliminar a acidez e obter nutrientes e vitaminas importantes como a vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade do corpo, bem como a vitamina B. O gengibre ajuda a eliminar toxinas e a regular a temperatura corporal; o mel é antisséptico e o limão é rico em vitaminas e antioxidantes.


Receita de chá de gengibre limão e mel  Esta infusão, bastante reconfortante vai ajudar a combater a gripe e constipações.

Ingredientes:
2 xícaras de água
Um pedaço de gengibre fresco (mais ou menos 6 cm)
1 limão inteiro (espremer e reservar o suco)
Mel

Modo de preparo:
Corte algumas fatias finas de gengibre e junte à água, quando esta começar a ferver, tape e baixe o
fogo. Deixe ferver lentamente durante 10-15 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo, adicione
o limão espremido, o mel e tome.

Chá de limão com mel
Ingredientes:
1 limão lavado;
2 colheres de sopa de mel;
400 ml de água fervente.

Modo de preparo:
Corte o limão em 4 partes, tire o sumo de um limão e misture no mel. Leve essa mistura ao fogo, em seguida, adicione água e outras partes do limão. Deixe ferver por 10 minutos. Retire as partes do limão e esprema o restante do sumo. Ferva por mais 2 minutos, adicione numa xícara, tampe e deixe descansar por alguns minutos. Sirva com mel.

Chá de limão com mel e alho
Ingredientes:
1 limão;
2 dentes de alho;
2 copos de água;
2 colheres de mel.

Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela pequena, e leve ao fogo. Pique os dentes de alho e corte o limão em quatro partes. Quando a água ferver adicione o suco de limão e alho e deixe por mais 5 minutos. Adoce com mel, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe o alho e retire os pedaços de limão. Consuma ainda quente.

Tosse com catarro

Chá de canela com mel e limão (só deve ser tomada no mesmo dia, não guardar o chá)

Ingredientes
1 pau de canela
3 cravos-da-índia
1 rodela de limão
1/2 litro de água

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar, coe, adoce com 1 colher de sopa de mel e beba 2 xícaras deste chá por dia.
A canela e o cravo-da-índia são bactericidas e ajudam a eliminar os micro-organismos causadores da tosse. Já o limão e o mel contêm propriedades expectorantes que ainda ajudam a fortalecer o sistema imune devido ao seu alto teor de vitamina C.
Este remédio caseiro só é contraindicado para bebês com menos de 1 ano de idade, pois estes ainda não podem consumir o mel. Neste caso, pode-se recorrer à mesma receita, mas sem acrescentar o mel.


Xarope de cebola e alho
O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.

Ingredientes
3 cebolas médias raladas
3 dentes de alho amassados
Suco de 3 limões
1 pitada de sal
2 colheres de mel

Modo de preparo
Numa panela colocar as cebolas, o alho, o suco de limão e o sal. Levar para aquecer em fogo baixo e juntar com o mel. Coar e tomar 3 colheres do xarope 4 vezes ao dia.

Tosse infantil
A inalação de vapor é considerado o melhor para o alívio da tosse seca. O calor e a umidade afinam o muco que é expelido mais facilmente. Beber muita água durante todo o dia permite afinar o muco e aliviar a tosse.

Mel
Não é recomendado dar mel para crianças menores de 2 anos para tratar os sintomas da tosse.Pode causar uma reação alérgica ou o botulismo infantil devido à presença de pólen e bactérias como Clostridium botulinum.

Colher de mel com gotinhas de limão (para crianças maiores de 2 anos): meia colher (de café) de mel misturada a duas gotinhas de limão, pela manhã e à noite)

Vick na sola do pé e meia quente por cima: passar um pouco de Vick na sola do pé e depois colocar uma meia quentinha por cima faz a tosse cessar em minutos. Atenção: checar com o pediatra qual a idade mínima para aplicar Vick sobre a pele do bebê)

As receitas que contam no site não devem ser utilizadas como única fonte de tratamento da tosse. É fundamental procurar um médico para saber qual a melhor opção de tratamento. Os chás e xaropes naturais são reconhecidamente grandes aliados da saúde. Manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e proteínas, ingerir cereais e vitamina C como suco de laranja, acerola, limão, ajuda a melhorar a imunidade.