Home Saúde e Bem-Estar Conheça os temperos naturais que substituem o uso de sal na cozinha

Conheça os temperos naturais que substituem o uso de sal na cozinha

É conhecido por quase todas as pessoas que o excesso de sódio (sal) faz mal à saúde e por isso, não à toa, ele acaba sendo certo vilão para aqueles que desejam manter uma alimentação equilibrada e saudável.

Presente em diversos alimentos e principalmente no sal, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o consumo diário de sódio não ultrapasse 2.400 mg, o que representa 6 gramas de sal distribuídos pela alimentação de um dia todo.

Pesquisas recentes apontam, no entanto, que no Brasil o consumo de sódio chega a ser mais que o dobro recomendado. Mas, com medidas simples é possível, reduzir o consumo de sódio no dia a dia. É possível, por exemplo, trocar o sal por temperos naturais, uma vez que estes não trazem danos à saúde e podem gerar inúmeros benefícios.

Veja 10 temperos naturais que podem substituir o sal e fazer bem à sua saúde segundo nutricionistas.

A cebola realça o sabor dos alimentos e também melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e é rica em potássio, que ajuda no controle da pressão arterial.
Ela também funciona como aliada no combate a problemas respiratórios e ainda combina com quase todos os tipos de pratos.

Além de deixar os pratos muito mais saborosos e combinar com diversos alimentos, o alho possui ação hipotensora, vasodilatadora e sudorífera. Esse tempero também estimula funções respiratórias, reduz a taxa de colesterol total e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas e bactérias patogênicas.

Além do suco, o limão é um excelente tempero para saladas e peixe. Ele aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão, regula a absorção de açucares, pela presença de fibras solúveis. O limão também é fonte de potássio, que auxilia no controle da pressão arterial.

A pimenta ajuda na redução do colesterol no sangue, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea.
Ela, no entanto, deve ser utilizada com moderação por pessoas hipertensas, devido ao seu efeito termogênico e de contração dos músculos ao redor dos vasos sanguíneos.

A salsinha deixa os pratos mais coloridos e alegres, mas também tem ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais.
Esse tempero é rico em antioxidantes e possui ação anti-inflamatória.

Nem todo mundo gosta do sabor do coentro, mas esse tempero pode fazer muito bem à saúde. O coentro melhora a digestão e previne flatulências. Ele também é fonte de magnésio, que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central e fortalece os ossos, além de ser fonte de vitaminas A, C e do complexo B.
O ideal é que o coentro seja acrescentado apenas na finalização dos pratos, já que o calor interfere no paladar.

O manjericão melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial. Ele possui também ação antioxidante e anti-inflamatória. O manjericão pode ser utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

A hortelã deixa qualquer comida ainda mais cheirosa, mas, além do aroma, esse tempero natural tem ação analgésica, estimulante, antioxidante, expectorante. Ela previne problemas bucais e ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. A folha da hortelã pode ser utilizada em chás, sucos, feijões, batata, berinjela e cordeiro.

O alecrim apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Ele auxilia no combate à bactéria Helicobacter Pylori, uma das responsáveis por úlceras gástrica e duodenal.
Ele também atua no sistema digestório, aumentando a produção de enzimas digestivas e vai bem com molhos, ensopados, tomates e carnes.

O gengibre tem ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva, antisséptica. Ele funciona como estimulante da circulação geral e cardiovascular. O gengibre pode ser usado na preparação de sucos, mas também para dar sabor a caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.