Uma nova tendência de exercício ganha força nos dias de hoje: a prática de subir e descer escadas (também aplicado para escadaria de prédios), tanto que vários programas de exercícios são especialmente criados para serem feitos em escadas. O exercício é aeróbico, ajuda a queimar gorduras, eliminar a celulite e melhora a saúde cardiovascular.
Por que é bom subir escadas?
Subir e descer escadas é um bom exercício para favorecer a perda de peso, tonificar as pernas. Estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos, consequentemente, ajudando a eliminar a gordura armazenada no corpo e emagrecer. A frequência cardíaca e a capacidade pulmonar melhoram.
> No processo de queima de calorias, a gordura armazenada dentro das células do tecido adiposo começa a desaparecer, por isso que subir escadas é excelente para combater a celulite.
Uma pessoa de 65 quilos pode queimar cerca de 500 calorias ao descer e subir escadas no período de uma hora. Isso dependerá da velocidade e da quantidade de degraus, mas isso é só uma média para ter ideia da eficácia desse exercício que não necessita de nenhum elemento adicional, e pode ser feito em casa, parques, sem custo algum.
Além de auxiliar na redução de peso, traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e a probabilidade de adquirir doenças crônicas como problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.
Se o objetivo é queimar gorduras nas pernas e na região abdominal, uma dica é subir escadas da próxima vez que chegar ao local de trabalho. Se parece difícil cumprir essa rotina de segunda à sexta, pode-se exercitar aos finais de semana. Em caso de prédios, pode-se começar a evitar usar o elevador se possível. É importante manter a postura ereta e usar roupas confortáveis e tênis . O mais importante é consultar um médico para exames e liberação de exercícios físicos (cardiologista ou clínico geral que encaminhe para o especialista).
O que é melhor: subir ou descer escadas?
Essa pergunta é muito habitual entre os praticantes dessa atividade ou entre aqueles que demonstram certo interesse no assunto. Segundo especialistas, as duas alternativas são igualmente benéficas, mesmo assim, não trabalham os mesmos músculos. Por isso que o recomendável é subir e descer.
As pernas ficarão mais torneadas, a cintura mais fina, adquirindo preparo físico e disposição no dia-a-dia. Ao subir ou descer escadas, a intensidade da atividade é quase a mesma. Na subida, glúteos e quadríceps são trabalhados, enquanto que ao descer só os quadríceps que trabalham controlando o impacto da gravidade.
As duas atividades devem ser exercidas de maneira que os músculos sejam tonificados igualmente nos dois lados do corpo, assim como a redução de gordura. O ideal é fazer o exercício duas vezes por semana e logo o resultado será notado.
Melhora a saúde mental
Todos os tipos de exercícios ajudam o corpo a liberar mais endorfinas, o que ajuda a se sentir bem, de corpo e mente. Subir escadas tem o mesmo efeito e também ajuda a regular melhor o padrão de sono. Quando combinados com a construção de força e resistência e o benefício adicional de uma perda de peso saudável, certamente esses benefícios vão melhorar a autoestima e níveis de confiança, com sensação de bem estar.
Treinamento na escada
Diferentes rotinas e combinações de exercícios foram criadas. Antes de começar, é importante fazer alongamento, por volta de 10 ou 15 minutos e, ao terminar o treino, alongar novamente. Alguns exercícios que podem ser feitos nas escadas:
Tradicional
Suba as escadas em ritmo moderado.
Quando chegar ao topo, desça novamente.
Repetir 3 x durante 2 vezes na semana.
Correr
Suba escadas com velocidade (com cuidado). Recupere o fôlego descendo devagar e repita o mesmo procedimento três vezes.
Subir na ponta dos pés
Suba as escadas com as pernas juntas e dando saltos de degrau em degrau, para alcançar resultados satisfatórios, o exercício deverá ser feito em pelo menos dez degraus. Repita mais três séries.
Se há escadas em casa, o ideal é programar uma rotina de exercícios, aumentando a velocidade e frequência de treinamento depois de duas semanas. ** No momento de pandemia é fundamental usar máscara durante o exercício.