
Saindo de SP: Diante das restrições de circulação fazer um passeio de carro pela Estrada dos Romeiros pode ser um programa interessante passando pelas cidades de Barueri, Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus e Itu, passeio sendo acompanhado pelo Rio Tietê (rio limpo) em quase toda sua extensão sinuosa com cerca de 60 km. A região reúne um rico patrimônio natural, além de um imensurável acervo cultural, arquitetônico e histórico.
Conheça seis lugares interessantes para se apreciar em um percurso de carro que leva pouco mais de uma hora entre as duas cidades é ladeado de ipês e jequitibás centenários.
1) Cine Avião JK e roda-gigante
Para quem resolver se aventurar pelo trajeto (fica mais interessante a partir do KM 48 da Rodovia Castelo Branco) é conhecer o Cine Avião JK e uma cênica roda-gigante desativada.
Em 2006, a Prefeitura de Araçariguama adquiriu como sucata um tesouro da aviação mundial de 1958 que restaurou e instalou no alto de uma colina com vista para a cidade.
2) Portal dos Romeiros
Com vista para Pirapora do Bom Jesus, o portal é considerado um dos maiores monumentos da fé no estado. Ele foi construído como uma homenagem aos romeiros devotos do Senhor Bom Jesus que visitam a cidade de 16.000 habitantes durante todo o ano, desde o século 18.
Das peças em bronze que compõem o portal o destaque fica para a imponente imagem do Senhor Bom Jesus, que, do alto de seus mais de 3 metros de altura, olha em direção a um romeiro que está ajoelhado a seus pés.
3) Estrada Parque
De Pirapora do Bom Jesus a Cabreúva, a estrada segue serpenteando o vale com o Rio Tietê sempre à esquerda em um trecho mais sinuoso. Entre Cabreúva e Itu, Romeiros ganha o nome de Estrada Parque. São aproximadamente 49 quilômetros de contato com a natureza, com tantas árvores pelo caminho que, em determinadas passagens, elas chegam a encobrir a via, formando túneis.
Durante o trajeto é possível apreciar espécies da fauna e flora como, por exemplo, macacos bugios da cara preta, ipês e jequitibás-rosa centenários ameaçados de extinção (árvore símbolo da estrada). Somam-se ainda outras belezas naturais, como quedas d’água, grutas e nascentes.
4) Gruta da Glória
Já no limite de município entre Cabreúva e Itu na altura do Km 85, é possível avistar as escadas de pedra da Gruta da Glória levam a um mirante com vista para um Rio Tietê diferente do que passa pela cidade de São Paulo, com corredeiras e cheio de pedras. Na entrada dessa caverna natural, há uma bica com água límpida e transparente que pode ser tomada pelos turistas.
5) Fazenda do Chocolate
O local, um pedaço de vida caipira é um passeio pela história do Brasil colônia que mantém sua arquitetura muito bem preservada. A Fazenda do Chocolate, pioneira em turismo rural, é famosa pela beleza e pela qualidade de seus doces caseiros e, claro, pelos diversos tipos de chocolate que produz.
As opções são irresistíveis, como: chocolate em barra, recheado, em gotas, com castanha, branco, com marshmallow e até grão de café coberto com chocolate (uma das especialidades da casa). O visitante ainda poderá comer uma fatia de bolo acompanhado de um bom café feito no tradicional coador de pano.
6) Centro Histórico de Itu
Conhecida nacionalmente por seus objetos em tamanhos exagerados, Itu também possui atrativos que merecem destaque, como seus casarões e museus. No fim do período colonial, Itu era considerada uma das vilas mais ricas de São Paulo, além de ter sido apelidada de Roma brasileira devido à sua grande quantidade de igrejas.