Home Saúde e Bem-Estar Óleo essencial de limão traz benefícios para a saúde; confira dicas

Óleo essencial de limão traz benefícios para a saúde; confira dicas

Usar a fruta é diferente de usar o óleo. O óleo de limão é prensado a frio diretamente da casca dos limões. Estima-se que sejam necessários cerca de 3 mil limões para produzir um quilo de óleo. Por isso, as propriedades ficam ainda mais concentradas dessa forma.

O óleo essencial de limão é encontrado em lojas de produtos naturais. Além de refrescante, ele é versátil e pode ser usado como aroma, tônico ou para limpeza. A alta concentração de vitamina C ajuda a melhorar a microcirculação, a produção de células brancas do sangue e a função imunológica.


O óleo auxilia a limpeza da mente, melhora a memória e o aumento do nível de energia no organismo. É usado, ainda, para amenizar problemas como anemia, asma, herpes, verrugas, malária, reumatismo, dores, infecções na garganta e urinárias e também varizes.

O óleo de limão siciliano é cítrico, estimulante, tonificante, adstringente, antisséptico, calmante, depurativo e cicatrizante. Antibiótico, é digestivo, antidepressivo e imunoestimulante.

Excelente para descongestionar a mente, diminuir o estresse e energizar o organismo, aquecendo as extremidades. Já o de limão Tahiti é antisséptico, antiviral, bactericida e estimulante. Revigora a mente, ajuda a tratar da pele oleosa, varizes, má-circulação, reumatismo, artrite, celulite, problemas respiratórios e hepáticos.

Dicas de como utilizar:
1 . Adicionar uma ou duas gotas do óleo na água, no chá ou na limonada. Além de tornar a bebida muito refrescante, ainda ajuda a desintoxicar, purificar e alcalinizar o corpo, sem contar as propriedades antioxidantes. É uma boa pedida quando se está fazendo uma desintoxicação. É mais seguro do que espremer o limão, pois não se corre o risco de ter contato com o ácido e depois expor a pele, o que pode causar queimaduras.

2 . O aroma cítrico revitaliza e purifica o ambiente. Para ter um ambiente mais limpo e fresco, basta misturar de 10 a 20 gotas do óleo em água e borrifar no ambiente. Ele pode ser usado também para perfumar roupas. Colocar algumas gotas no ciclo final da máquina de lavar ou colocar um pano com algumas gotas do óleo na máquina de secar roupas.

3 . Aproximar o frasco aberto do nariz, sem tocar. Respirar lenta e profundamente várias vezes: o limão vai limpar o estresse e preocupações.