Home Saúde e Bem-Estar Unicamp em Campinas cria spray que mata o coronavírus em um minuto

Unicamp em Campinas cria spray que mata o coronavírus em um minuto

Cientistas da Universidade Estadual de Campinas anunciaram o desenvolvimento um spray que elimina o vírus coronavírus em apenas um minuto quando aplicado a máscaras de algodão. O líquido que é formado por sais de cobre recebeu o nome de SprayCov, e elimina em até 99,99% o vírus e sua eficácia pode durar até 48 horas após a aplicação.

O composto impede a replicação do vírus, impedindo que ele se instale da forma normal no corpo humano, o spray também será útil contra alguns outros vírus, a exemplo do da gripe. Segundo os pesquisadores da Unicamp, empresas têxteis e do setor público estariam de olho na invenção, que está em vias de ser patenteada. O custo para aplicar o SprayCov no algodão foi estimado em menos de R$ 0,02 por máscara.

Esses materiais já são amplamente utilizados, tanto na agricultura quanto na indústria alimentícia, utilizados como agentes antimicrobianos e o que a gente fez foi adequar essa tecnologia, ou seja, buscar avaliar a atividade desses materiais contra o coronavírus“, explica o pesquisador da Unicamp Rogério Bataglioli.

Como funciona?
O spray produz uma barreira ativa que destrói a capa de gordura que encobre o vírus. “A tecnologia, em si, está desenvolvida, mas a depender dos parceiros que surjam, a gente teria que verificar como ele quer, esse parceiro, levar o produto final para o consumidor. Se já seria eventualmente aplicado em um EPI, equipamento de proteção individual, ou se seria na forma de um spray que chegasse à população. Então, essa adequação final, que é muito mais de produto, já está apta a partir para esta fase de desenvolvimento, uma vez que o desenvolvimento do material e da formulação estão prontas“, destaca Marisa Masumi Beppu, coordenadora da pesquisa.